quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Vídeo: Les Terroiristes du Languedoc, um olhar sobre a inovação e a diversa riqueza de terroirs!

Terroiristes: trabalhadores no Domaine de Cébène (Faugères)

Mais um interessante filme/documentário sobre vinhos está chegando às telas. Les Terroiristes du Languedoc, dirigido pelo diretor californiano e blogueiro de vinhos Ken Payton, foi filmado na região francesa no mês de maio, durante a brotação das uvas e em setembro na período da colheita.

O documentário enfoca a diversidade  de terroirs da região, os métodos de vinificação das vinícolas, suas inovações e realidades econômicas.

12 Domaines aparecem no filme, dos quais cinco são membros do grupo conhecido como"outsiders" do Languedoc, vinicultores que não são nativos da região. Eles incluem o americano John Bojanowski, no Le Clos du Gravillas (St. Jean de Minervois); o britânico Jon Bowen, no Domaine Sainte Croix (Fraisse-Corbières); e uma parceria franco-australiana entre Emmanuel Pageot e Karen Turner, no Domaine Turner Pageot, em Gabian.

O diretor Ken Payton disse: "O objetivo geral do meu filme é entreter, educar e informar sobre uma região onde a inovação, a criatividade e vinhos de qualidade excepcionalmente alta, nascem de uma diversidade sem igual de terroirs e métodos de viticultura, reforçados por uma forte gestão ambiental."

A estréia de Les Terroiristes du Languedoc acontecerá em Montpellier, no dia 27 de janeiro de 2013, véspera da Millésime Bio, a maior feira sobre vinhos orgânicos do mundo. 

Em breve o documentário estará disponível em DVD e em versão online. Enquanto isso, dê uma espiada no trailer:


Fonte: Decanter.com

Postar um comentário