quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Como assim??? Vinho tinto é "saudável" apenas para pessoas que não bebem!


Você já deve estar cansado de ouvir que o vinho tinto é uma das bebidas mais saudáveis se ingerido com moderação e acompanhado de uma dieta específica. Entretanto, a fama da bebida não é tão verdadeira assim. Pesquisadores do Hospital Clínico de Barcelona descobriram que de fato, o vinho é capaz de fazer maravilhas pela saúde – não só para o coração e o sistema circulatório, como também para as funções musculares e ósseas – desde que seja ingerido por pessoas que não bebam.

Os pesquisadores examinaram 67 homens que bebiam 10 gramas de vinho, 10 gramas de vinho tinto sem álcool ou 3 gramas de gin todos os dias, durante quatro semanas. Passado esse tempo os voluntários mudaram de bebida e o fizeram novamente por um terceiro período de um mês, no qual todos beberam as mesmas bebidas, em um mesmo período e sob as mesmas condições.

Além disso, os participantes compartilhavam algum tipo de enfermidade, como diabetes, hipertensão, obesidade, tabagismo, altos níveis de colesterol ou qualquer outro fator de risco para enfermidades cardíacas.

O que os resultados mostraram foi que o vinho tinto normal e o vinho tinto sem álcool estiveram associados a uma diminuição significativa da pressão sanguínea, reduzindo o risco de enfermidade cardíaca em 14% e o de ataque em 20%. Entretanto, embora ambos contenham a mesma quantidade de oxidantes que beneficiam o coração, os polifenóis presentes no álcool – caso do gin – podem bloquear sua ação protetora.

Fonte: Universia