domingo, 6 de maio de 2012

Direto da Taça: Lovico Balkan Crown Chardonnay Brut 2008, um inusitado espumante da Bulgária!

Balkan Crown Blanc de Blancs Brut 2008

Por mais óbvio que possa parecer, a diversidade no mundo do vinho parece não ter fim e continua me surpreendendo. Mesmo sabendo que a região dos Balcãs, onde hoje é a Bulgária, produz vinhos a pelo menos dois mil anos, não imaginava que eles produzissem um espumante Blanc des Blancs (feito apenas com uvas brancas) e feito através do método champenoise (2ª fermentação na garrafa). 

A vinícola Lovico é a mais antiga em atividade na Bulgária, produzindo vinhos desde 1909 na localidade de Suhindol, na Trácia (terra do lendário personagem Spartacus), onde gerencia cerca de 300 hectares de vinhas. Este espumante de nome pomposo "Balkan Crown", foi elaborado com a casta Chardonnay e uma pequena porção da casta regional Moscato Ottonel, que lhe confere um delicado toque floral.

Impressões de degustação:
Bela cor amarelo palha com reflexos alaranjados, perlage média e persistente e com uma mousse bastante espessa. Aromas frutados e florais bem presentes seguidos por notas fermentadas. Na boca mostrou ótimo frescor, apesar da acidez mediana, reforçando sua maior expressão floral. Um espumante bastante particular mas com um caráter delicioso, fácil de beber e muito agradável. Nota: 89 pontos (Winelands - R$75,00).

Postar um comentário