quarta-feira, 25 de abril de 2012

Direto da Taça: Blandy's Terrantez 1976, um raro e exuberante elixir da Ilha da Madeira!

Blandy's Terrantez 1976

Posso me considerar um enófilo de sorte! Tive o prazer de degustar o raríssimo Terrantez duas vezes em duas edições consecutivas da Expovinis. Nesta última ocasião, o Terrantez entrou de "surpresa" substituindo um Bual 1980 na degustação premium de vinhos de Portugal. Mais uma vez, a Blandy's exibiu esta jóia da enologia mundial, um vinho absolutamente cativante!

A Blandy's figura entre as mais antigas e importantes produtoras de vinho na Madeira, tendo completado no ano passado 200 anos de história. Produzindo vinhos fortificados com todas as castas da região: dos secos feitos com Sercial até os doces Malmsey (Malvasia) e um das pouquíssimas que pode oferecer um vinho feito com Terrantez, casta praticamente extinta na ilha, que tem um caráter intermediário entre a Verdelho (meio-seco) e o Bual (meio-doce).

Impressões de degustação:
Típica cor marrom acobreada com halo "esverdeado" e exibindo grande viscosidade na taça com seus 20º de álcool. No olfato, toda a sedução de aromas oxidativos se mesclaram com notas de figo e marmelo em calda e melado de cana de grande intensidade. No paladar, exibiu grande riqueza e densidade, alcançando um equilíbrio perfeito entre seus 90 gramas de açúcar por litro e sua intensa acidez. Final de boca absolutamente interminável. Nota: 98 pontos (Mistral, US$589,50).
Postar um comentário