quarta-feira, 4 de abril de 2012

Bordeaux 2011: Grandes vinhos podem ser lançados pela metade do preço de 2010!


Com os preços de lançamento en primeur dos vinhos de Bordeaux ficando cada vez mais "secretos", uma fonte altamente posicionada no mercado de vinhos do Médoc (Bordeaux) confirmou que, pelo menos um dos cinco Châteaux 1ers Grands Crus Classés vai lançar seu vinho por um preço entre €300 e 350. Embora não seja barato, é consideravelmente menor do que a faixa de €550-600 cobrados no ano passado. Será um indicador ao trade do vinho e aos consumidores, num gesto simillar ao lançamento do Chateau Mouton-Rothschild 2008, liberado na época por 100 euros.
Há um claro paralelo: no lançamento do vinhos de 2008, Philippine de Rothschild, proprietária do Mouton, disse a Decanter.com, "Isso não vai ajudar a crise financeira, mas vai mostrar que viemos para um patamar mais baixo, para a realidade, e isso vai dar um novo ímpeto para Bordeaux."

A fonte disse também que os châteaux estão cientes do perigo de parecerem cínicos se apenas uma fração muito pequena da produção for lançada a um preço inferior, apenas lançar as remessas posteriores mais caras. "Terá que ser uma quantidade razoável", porque os negociants não vão gostar se a oferta for muito limitada." Ao mesmo tempo, ele disse: "Os chateaux líderes tem responsabilidade com as pequenas propriedades. "Se você lida com vinhos da Côtes de Bordeaux que custam 15 euros e os 1ers Crus falam em descontos de 50%, seus clientes vão esperar uma queda considerável nos seus preços, algo que obviamente você não pode fazer."

Quanto aos 1ers Crus liberarem seus vinhos pela metade do preço, alguns observadores tem recebido a notícia com boa dose de ceticismo. Um antigo proprietário disse: "Por que eles querem fazer isso? Eles podem definir qualquer preço que quiserem e ainda vender seus vinhos em inúmeros lotes ao longo do ano."
 
Fonte: traduzido e adaptado de Decanter.com

Postar um comentário