terça-feira, 10 de maio de 2011

Vinhos de segunda... (feira): Piedra Negra Malbec 2006, Batasiolo Barolo 2005, Quinta da Bacalhôa 2008, El Principal 2000 e Firriato Chiaramonte 2008

François Lurton Piedra Negra Malbec 2006
Elaborado com 100% Malbec.
Cor púrpura escura, com aromas potentes de ameixas e cassis, com um toque de pimenta negra. Intenso, encorpado e com taninos adocicados, típicos da Malbec. Excelente vinho dentro do estilo novo mundo que o caracteriza. Nota: 91 pontos, Mendoza (Argentina).

Batasiolo Barolo 2005
Elaborado com 100% Nebbiolo, ele é o Barolo "básico" da Beni di Batasiolo, produzido de modo mais moderno, possibilitando assim seu consumo menos tardio.
Um contraste completo ao ser degustado após o Malbec acima. Cor vermelho médio, com aromas complexos de cogumelos, terra, almíscar e tabaco de média intensidade. Acidez e taninos marcantes, bem balanceados (dentro dos padrões de um Barolo...) e agradáveis. Um Barolo para aproximar o público de seu estilo. Nota: 89 pontos, Piemonte (Itália).

Quinta da Bacalhôa 2008
Corte de 90% CS e 10% Merlot, amadurecido por 12 meses em carvalho francês.
Cor rubi escura brilhante, aromas de cerejas pretas, cedro e um toque abaunilhado. Na boca, mostrou o mesmo excesso de madeira do 2007 (espero que isso desapareça com o tempo), deixando-o um pouco enjoativo. Taninos e acidez bem dosados. Nota: 88 pontos, Península de Setúbal (Portugal).

El Principal 2000
Elaborado majoritariamente com CS e amadurecido 12 meses em barricas de carvalho francês.
Este vinho é um velho conhecido, muitas vezes degustado. Cor rubi médio, já um leve traço de evolução. Nariz típico de eucalipto, goiabada e notas de canela. Na boca, já perdeu um pouco de seu "charme", apagando-se devagar. Nota: 87 pontos, Valle del Maipo (Chile).

Firriato Chiaramonte 2008
Produzido com 100% Nero d'Avola, uva típica do sul da Itália, estagiando 6 meses em barricas de carvalho americano.
Cor rubi escura, com aromas de ameixa, chocolate e um pouco de especiarias. Leve e refrescante na boca, dentro de sua proposta de vinho para consumo imediato. Nota: 88 pontos, Sicíla (Itália).
Postar um comentário